Conheça alguns recursos que os síndicos e condôminos dispõem para evitar que os conflitos fujam do controle.


• O síndico deve intervir quando o problema se relacionar, de alguma forma, com as questões do condomínio. Todos os assuntos que dizem respeito à segurança, sossego e saúde dos condôminos devem ter atenção especial do síndico.

• A comunicação no condomínio é essencial, portanto, enviar comunicados sobre as regras mais importantes, sobre uma obra que está sendo realizada ou algum outro assunto de interesse comum é sempre recomendável;

• É interessante que o síndico marque reuniões periódicas para ouvir os condôminos, essa interação é fundamental para melhorar o funcionamento do condomínio. Além disso, realizar eventos sociais como festas juninas, festa de dia das crianças, natal e outras, para que os vizinhos se conheçam e passem a interagir ajuda na adaptação das pessoas e na boa convivência;

• Do ponto de vista legal, é aconselhável que os moradores resolvam pequenos problemas de convivência entre si. Mas quando não conseguem, podem sim pedir a ajuda do síndico;

• O gestor deve participar de todos os momentos, porém como um dos atores que pode identificar e tratar um conflito ainda não instaurado;

• O síndico deve contratar uma boa administradora e um bom advogado, para assim conseguir dar conta de todas as questões. Desde a convivência entre vizinhos, inadimplência, manutenção das áreas comuns, funcionários etc.

Levando em conta os possíveis reflexos dos conflitos, é importante que o jurídico atue preventivamente também, e não só depois que acontece um problema;

• Não se pode confundir perfil mediador com ações de gestor.

Havendo um impasse, se instaurado, a função do síndico é de informar os limites da convivência comum e integrar o reclamante no sistema chamado condomínio, fazendo-o entender os danos que poderá causar. O gestor pode colocar o condomínio à disposição para indicar formas de solução. Mas sempre na função de lider!